.................................................................................................................................................................................................................
Tetrathlon

Surge uma nova modalidade: o “tetrathlon”

O esporte invade a vida das pessoas cada vez mais. Seja na busca de um corpo perfeito, da superação dos limites ou por razões médicas, a prática esportiva mexe com pessoas de todas as idades.

Grandes competições e provas que desafiam os limites do ser humano poderiam ser consideradas exclusivdade de "masoquistas", pessoas que levam corpo e mente aos seus extremos. Mas, na prática, não é bem assim. A satisfação em atingir um objetivo e superar obstáculos em busca de um ideal motiva os atletas. E foi assim que o esporte ganhou mais uma “vítima”.

 

 

Apaixonado por remo na infância e apresentado ao triathlon em sua volta aos esportes, o empresário Maurício Boabaid, de 41 anos, é o ‘pai’ de uma nova modalidade: o tetrathlon. Composto de corrida, remo, ciclismo e natação, a prova nasceu da motivação pela realização de um desafio pessoal.

 

Maurício começou a praticar o remo aos 15 anos. Competindo em Florianópolis, esteve no esporte até os 26 anos. Nessa época, se casou e abandonou o remo.

Levando uma vida sedentária, Boabaid percebeu a falta que fazia a prática esportiva em sua vida. A “barriguinha” saliente – engordou 13 quilos nesse período – que só notou através de uma foto tirada por sua esposa, foi o ponto crucial para retomar as atividades. Para recuperar a velha forma, o empresário começou a fazer caminhadas e pequenas corridas.

Logo, voltou ao remo, mas compromissos comerciais dificultaram a prática. Como não queria diminuir seus treinamentos, Maurício começou a nadar.

 

Hoje, Boabaid é tricampeão brasileiro de remo master e campeão sul-americano da categoria. Além da paixão pelo esporte que o iniciou, Boabaid adotou o triathlon. Já correu várias provas da modalidade e duas maratonas.

Daí surgiu a idéia de se “desafiar”. Praticar os quatros esportes em uma só prova tornou-se uma questão de honra para o atleta.

 

No último dia 21 de junho, Maurício reuniu amigos e parentes para a realização da prova.
Revezando com pessoas diferentes nos quatro esportes, ele iniciou o tetrathlon correndo 10 km pela praia de Camboriú. Ao seu lado estiveram os amigos Valério e Marilena, ambos maratonista, completando o percurso em 47min10.

Partindo para o remo, ele teve a companhia de seu filho, que estava em um bote, para completar os 10 km em 53min16.

 

 

Atravessando as praias Camboriú e Brava, Boabaid percorreu, ao lado do amigo Evandro, 25 km de mountain bike em 1h03.

Para encerrar o desafio, o “tetra-atleta” contou com a ajuda de Lídia, sua esposa, que nadou ao seu lado 2 km em 41 min, em uma piscina da cidade. O percurso foi completado em 3h40min26. “Foi a realização de um antigo sonho”, garantiu Maurício.


 

Mas, sedento por desafios, o atleta não quer parar por aí. Com essa iniciativa, espera que outras pessoas possam praticar o novo esporte e que ele mesmo possa superar sua marca futuramente.

Segundo Boabaid, seu ritmo só não foi mais intenso devido a maratona que vai participar no mês de julho em Blumenau.
Imagine se ele não tivesse mais nada para fazer.

 

Por Fernando Evans
Fotos: Rivo E. Biehl Jr.