.................................................................................................................................................................................................................
Apofisite do Calcâneo
 

 

O calcanhar doloroso da criança e do adolescente

 

O que é a APOFISITE DO CALCÂNEO?

O osso do calcanhar é chamado de calcâneo. Nas crianças e adolescentes há uma região do osso do calcâneo onde o osso cresce, chamada placa de crescimento ou apófise.
A apofisite do calcâneo, também co-nhecida como doença de Sever ou osteocondrite de Sever, e trata-se de uma inflamação na placa de crescimento, causando dor no calcanhar de crianças e adolescentes.

 

 

Como isto ocorre?

Esta inflamação na placa de crescimento é causada pela sobrecarga dos pés por meio de movimentos repetitivos ou impactos de maior intensidade.
A utilização de calçados com pequena capacidade de amortecimento de impacto nos calcanhares também pode propiciar a inflamação.

 

Quais são os sintomas?

O indivíduo começa a apresentar dor localizada na região da planta ou na parte de trás do calcanhar, principalmente durante a corrida ou após ela. Os saltos também propiciam dores na aterrisagem.
A dor tem intensidade progressiva, levando à necessidade de modificar a forma de apoiar o pé durante a passada e, nos casos mais avançados, pode levar a pessoa a mancar ou impedir o apoio no chão.

 

 

Como a doença é diagnosticada?

A avaliação de um especialista pode identificar os sinais de dor nos pontos localizados no calcanhar da criança ou do adolescente.
O especialista também pode se utilizar de métodos de imagem, como radiografias simples, ressonância magnética ou cintilografia.

 

Como isto é tratado?

O indivíduo com a lesão deve evitar as situações que provoquem dor, como saltos e corridas em superfície muito rígidas e utilizar calçados com maior poder de absorção de impactos.
A utilização de analgésicos e antiinflamatórios pode ser necessária após a avaliação de cada caso por um especialista.
Algumas órteses podem ser empregadas como calcanheiras de silicone ou outro material que permita um amortecimento maior da região dolorosa.

 

 

Quando posso voltar ao esporte?

O objetivo do tratamento é o permitir o retorno ao esporte o mais breve possível. O retorno às atividades antes do tempo pode provocar recidiva da dor e danos permanentes à placa de crescimento.
O retorno ao esporte dependerá da capacidade de recuperação do atleta e não há um tempo certo para que isto ocorra.
Ficar sem correr por uns dias pode ser prudente, assim como o retorno à corrida ou aos saltos deverá ser gradual.

 

Como a apofisite pode ser prevenida?

A prevenção desta lesão está na utilização de calçados apropriados para a modalidade praticada e o tipo de piso.
Devemos lembrar sempre que atletas adolescentes não podem ser encarados nos treinamentos como "mini-adultos", já que muitas modificações no corpo deverão ocorrer até o final do crescimento.
O exagero no treinamento de uma criança e adolescente pode ser muitas vezes encarado de forma normal por desconhecimento, levando a lesões ou problemas no crescimento.
Bons treinos!

 

Por Dr. Cristiano Frota de Souza Laurino

Mestre em Ortopedia e Traumatologia pela UNIFESP. Diretor Científico do Comitê de Traumatologia Desportiva da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). Membro do Comitê de Educação da ISAKOS. Médico do Clube BM&F de Atletismo.

Matéria publicada originalmente na Revista SuperAção (Ed. 32)