.... .................................................................................................................................................................................................................
Esporte e Cinema ...............................................................................
............ O cinema vem retratando o esporte há vários anos. A Interesportes reuniu alguns dos principais filmes relacionados ao mundo esportivo. Esquecemos de algum? Envie para nós suas sugestões que colocaremos na lista.
Boa diversão!!

 

ATLETISMO

- Carruagens de Fogo (Chariots of Fire), de 1981. Filme ganhador do Oscar de melhor fotografia, roteiro e vestuário, que foi baseado na história de dois corredores - um missionário escocês e um estudante judeu - na Olimpíada de 1924.

- Prefontaine - um Nome Sem Limites , de 1997. Cinebiografia de Steve Prefontaine, polêmico corredor que, na década de 70, participou das olimpíadas. Dedicado, sempre treinou para ser o melhor, mas sua personalidade impetuosa sempre o impediu de atingir
o sucesso pleno no esporte.

- Without Limits, de 1998. Outra biografia do corredor olímpico Steve Prefontaine, que morreu aos 24 anos de idade num acidente de carro. O filme enfoca seu relacionamento com o treinador e o desapontamento pelo 4º lugar nos 5.000 metros na Olimpíada de Munique/72.
 
 
AUTOMOBILISMO
- Viva Las Vegas! (1964), Spinout (1966) e Speedway (1968). Todos estrelados por Elvis Presley, sempre envolvido em corridas de carro.

- Grand Prix, de 1966. A vida dos pilotos foi filmada através de uma técnica inovadora de edição, ganhadora do Oscar, com destaque para o piloto Jack Brabham.

- Dias de Trovão, 1990. O campeonato de Nascar, uma das categorias mais populares dos Estados Unidos, numa ficção feita em 1990 e estrelada por Tom Cruise.

- Super Speedway (1997). Documentário sobre os pilotos Mario e Michael Andretti, narrado por Paul Newman.

- Alta Velocidade (Driven), de 2001. Com Sylvester Stallone, o filme retrata um campeonato de automobilismo americano.

 

BASQUETE

- O Garoto do Futuro (Teen Wolf), de 1985. Michael J. Fox é um adolescente que tenta ser alguém especial, mas é um fracasso com as garotas e no time de basquete. Até o dia em que se transforma num lobisomem e tudo muda em sua vida.

- Momentos Decisivos (Hoosiers), de 1986. Com Gene Hackman e Dennis Hopper, traz a história de um treinador persistente que tenta liderar um fraco time de escola através de vários torneios para chegar a disputar o campeonato estadual.

- Homens Brancos Não Sabem Enterrar (White Men Can't Jump), de 1992. Comédia com Wesley Snipes e Woody Harrelson são dois jogadores de basquete de rua que começam a viver de golpes nas quadras da cidade.

- Blue Chip (1994), com Shaquille O'Neal. Traz a corrupção que existe no basquete amador. O técnico de um time universitário lidera uma equipe que passa por problemas e que não consegue novos jogadores. Enquanto isso, outros times estão pagando para ter os jovens talentos, um fato ilegal e que o técnico abomina.

- Basquete Blues (Hoop Dreams), de 1994. É um documentário que conta a vida de William Gates e Arthur Agee, da periferia de Chigaco, de 1986 a 91. O filme desvenda como funciona o sistema de "subir na vida", cujo elevador é o esporte.

- Space Jam (1996). O astro Michael Jordan contracena com a turma do Pernalonga. Participação de Charles Barkley, Larry Bird, Patrick Ewing, entre outros.

- Eddie (1996). Whoopie Goldberg é uma super fâ do New York Knicks, do qual se torna treinadora. Participação de diversas estrelas da NBA.

 
BOXE
- O Campeão (The Champ), de 1931. Um clássico com a história entre um boxeador e seu filho. Foi o primeiro filme sobre esporte a ter uma grande bilheteria. Em 1979 foi feito um remake do filme, mas não teve tanto sucesso.

- Rocky (1976). Sylvester Stallone e a "saga" de Rocky Balboa, no filme que conquistou Oscar de melhor filme, diretor e edição. Rocky foi inspirado na luta entre Chuck Wepner e Muhammed Ali. Ele voltou a representar Balboa em Rocky II (1979), quando lutou contra Apollo Creed, Rocky III (1982), onde Apollo se torna treinador de Balboa após largar Clubber Lang, Rocky IV (1985), no confronto contra o campeão russo e Rocky V (1990), onde Balboa sofre com danos no cérebro, está incapaz de lutar e começa a treinar um boxeador. Em 2006, Stallone lançou Rocky VI.

- Touro Indomável (1980). Robert DeNiro é Jake LaMotta, personagem que lhe deu um Oscar e mais 30 quilos para representar o boxeador. Filmado em preto e branco, o filme capta a atmosfera dos anos 50 e foi baseado na autobiografia "LaMotta's".

- Don King, O Rei do Boxe (1997). A história do controverso empresário do mundo do boxe.

- O Boxeador (The Boxer), de 1997. Daniel Day-Lewis é um promissor atleta que é mandado à prisão por quatorze anos por estar ligado ao IRA (Exército Republicano Irlandês).

- O Furacão (The Hurricane), de 2000. Ruben "Hurricane" Carter, vivido por Denzel Washington, foi acusado de assassinato em 1966 e afirma ser inocente.

- Ali (2001). A vida de um dos maiores pugilistas de todos os tempos, com Will Smith.

- Quando Éramos Reis (When we were kings). O filme retrata a luta na África entre Mohammed Ali e George Foreman, na disputa pelo título mundial dos pesos pesados. O confronto foi realizado no Zaire, em 1974. O filme levou Oscar de melhor documentário.

- Ringside - The Best of Mike Tyson (2006). Documentário da ESPN sobre o boxeador.
 
- Mike Tyson - A Queda de um Ídolo (1993). Outro documentário sobre Mike Tyson que analisa a controversa história de Tyson da infância à fama.

 

FUTEBOL

São vários os filmes brasileiros que trazem o futebol como tema ou pano de fundo em filmes e documentários. Destacamos:

- Canal 100, cinejornal sobre os anos 70 e 80

- Garrincha, a Alegria do Povo (1963). o irreverente Mané Garrincha, no auge de sua carreira, que reúne cenas clássicas das Copas do Mundo de 58 e 62. Foi o primeiro documentário brasileiro sobre um atleta

- Rei Pelé (1963)

- O Corintiano (1966). Com Mazzaropi. Por causa de sua paixão pelo Corinthians, barbeiro briga com todo mundo.

- O Medo do Goleiro Diante do Pênalti (1971). História gira em torno de um goleiro de um time da segunda divisão do futebol alemão.

- Isto é Pelé (1974). Seleção de 100 dos seus gols, incluindo o milésimo, e suas participações em Copas do Mundo.

- Os Trapalhões e o Rei do Futebol (1979)

- Fuga para a Vitória (Victory, 1981), único épico hollywoodiano sobre futebol e que reuniu grandes craques como Pelé e Bobby Moore. A história se passa na Segunda Guerra Mundial e narra um jogo de futebol entre oficiais nazistas e uma seleção de prisioneiros.

- O Jogo dos Bilhões (1989). Documentário narrado por Pelé que reúne 12 fitas sobre futebol.

- Asa Branca, um Sonho Brasileiro (1981). Um jogador do interior vai para São Paulo em busca da consagração, mas acaba marginalizado.

- I.D., Fúria das Arquibancadas (1994). Produção da BBC de Londres que mostra policiais infiltrando-se numa violenta torcida inglesa para prender provocadores de brigas em estádios.

- Todos os Corações do Mundo, fita oficial da Fifa da Copa de 1994

- Futebol (1998)

- Boleiros (1998), de Ugo Giorgetti, traz a história de alguns amigos, profissionais e ex-profissionais do futebol, que discutem sobre o esporte em uma mesa de bar. E Boleiros 2 (2006) - O filme acontece durante a reinauguração de um bar, famoso reduto de jogadores de futebol.

- Uma Aventura do Zico (1998). Um menino rico qu, depois de não ser escolhido para participar da escolinha de futebol do próprio Zico, apronta a maior confusão ao criar um clone para tomar o lugar do “Galinho de Quintino”.

- A Copa (1999). Dois apaixonados por futebol rompem as severas regras do monastério onde se encontram e fazem de tudo para acompanhar os jogos da Copa do Mundo de 98.

 
FUTEBOL AMERICANO
- The Longest Yard (1974), com Burt Reynolds. Antigo quarterback lidera seus companheiros num jogo difícil dentro da prisão.

- Um Domingo Qualquer (1999). Um de filme de Oliver Stone, com Al Pacino, sobre o futebol americano profissional, um mundo movido a dinheiro, drogas, prostituição e, principalmente, luta pelo poder. A história de um técnico em fim de carreira que enfrenta problemas com time que já foi um dos melhores da liga.

- Duelo de Titãs (2000). Denzel Washington é um técnico contratado para trabalhar em um time universitário dividido pelo racismo, os Titans.

 

GOLFE

- Lendas da Vida (The Legend of Bagger Vance, 2000). Rannulph Januh (Matt Damon) aceita participar de um campeonato de golfe com dois grandes jogadores. Ele acaba conhecendo Bagger Vance (Will Smith), caddy que o auxilia durante o torneio.

- Um Maluco no Golfe (Happy Gilmore), 1996. Adam Sandler é um atrapalhado que deseja se tornar jogador de hóquei, mas não tem talento. Quando sua avó começa a ter problemas com o imposto de renda, ele decide entrar para o milionário circuito do golfe.

 
HÓQUEI E PATINAÇÃO ARTÍSTICA
- Hockey Night (1984). Após sofrer uma contusão, um jogador de hóquei passa a treinar a Patinação Artística.

- Veia de Campeão (1986). Rob Lowe, um habilidoso jogador de hóquei do interior, parte para Toronto em busca de sucesso no esporte.

- Nós Somos os Campeões (1992). Um advogado de sucesso (Emilio Estevez) é atormentado pelas lembranças de quando perdeu um pênalti decisivo na final da Liga Infantil de Hóquei. Ao ser preso, aceita prestar serviços à comunidade treinando um time infantil com os piores jogadores que já patinaram sobre o gelo.

 
ARTES MARCIAIS / LUTAS
Inúmeros são os filmes que retratam ou possuem elementos de artes marciais. Destaques para Bruce Lee, Van Damme, Jackie Chan, entre outros. Desde os clássicos de Lee (O Dragão Chinês - 1971, A Fúria do Dragão - 1972, O Vôo do Dragão - 72, Operação Dragão - 73, Bruce Lee no Jogo da Morte - 78, entre outros) até Matrix (1999), com Keanu Reeves. E Ong Bak - Guerreiro Sagrado (2005).


 
NEVE
- Jamaica Abaixo de Zero (1993). Quatro jamaicanos sonham em participar da corrida de bobsled na Olimpíada de Inverno de Calgary/88.

- Risco Total (1993). Sylvester Stallone é um alpinista que, tentando salvar um amigo e sua namorada, acaba tendo problemas que culminaram na morte da garota. Quase 1 ano depois, tem que voltar e ajudar seu antigo colega a resgatar um grupo que, supostamente, se perdeu nas montanhas.

- Morte no Everest (Into Thin Air: Death on Everest), 1997. A história verídica de grupo de montanhistas amadores que decidiu escalar o Everest. A expedição acabou em tragédia na mais alta montanha do mundo. Um dos poucos sobreviventes foi Jon Krakauer, que escreveu o best-seller "No Ar Rarefeito".

- Limite Vertical (2000). Os irmãos Peter e Annie Garrett sofrem um acidente que termina em tragédia quando escalavam uma montanha com seu pai. Ele desiste do alpinismo e Annie se torna uma das melhores atletas do mundo. Mas ela sofre um acidente enquanto tenta subir a montanha K-2 e Peter planeja um resgate para salvá-la.

 

SURFE
- The Endless Summer (1966). Clássico que traz o primeiro olhar "sério" sobre o esporte.

- Surf Adventures - O Filme (2002). A proposta foi levar os melhores surfistas brasileiros da atualidade (Carlos Burle, Armando Daltro, Fábio Gouveia, Peterson Rosa, Teco e Neco Padaratz e Andrea Lopes) para pegar as ondas mais famosas do mundo. Foram cerca de dois anos viajando por Fernando de Noronha, ilhas Mentawai (Indonésia), Cidade do Cabo, Havaí e pelas gigantescas ondas de Mavericks, na Califórnia.

- Billabong Odyssey - A Busca pela Maior Onda do Mundo (2003). Documentário em que os melhores surfistas do planeta viajam pelo mundo em busca das maiores ondas.

- Step Into Liquid - Na Onda Certa (2003). Filme repleto de grandes ondas, inclusive as mais perigosas do mundo, em Pipeline, sob os pés de grandes surfistas.

 
  OUTROS
- Imensidão Azul (1985). Biografia romanceada de Jacques Mayol, campeão mundial de mergulho. A primeira parte do filme mostra a juventude de Mayol na Grécia. A segunda acompanha o personagem disputando a supremacia dos campeonatos de mergulho com Enzo Molari, rival e amigo de infância, e sua relação conturbada com Johanna.

- A Cor do Dinheiro (1986). Um ex-campeão de sinuca conhece um jovem de grande talento no taco e decide por fazer dele uma versão mais jovem de si mesmo. Porém, quando aparece uma mulher que balança o coração dos dois, a amizade se torna guerra.

- O Campo dos Sonhos (1989). Ray Kinsella planta um milharau em sua fazenda e certo dia ouve uma voz que diz: 'Se você construir, ele virá'. Ray resolve construir um campo de baseball pois acredita que 'Shoeless Joe', mito do esporte morto há décadas, irá aparecer para jogar uma partida. O próprio Joe acaba aparecendo. Mas a voz ainda diz: 'Alivie sua dor'. Sem compreender o significado desta frase, Ray vai atrás de um famoso escritor dos anos 60 e, juntos, eles irão descobrir o que significa.

- Caçadores de Emoção (1991). Encarregado de capturar uma quadrilha que assalta bancos, um jovem detetive do FBI se infiltra em um grupo de surfistas onde pode estar o líder da gangue. Com Patrick Swayze e Keanu Reeves.

- Uma Equipe Muito Especial (1992). Na 2ª Guerra Mundial, a maioria dos jogadores de beisebol dos EUA fora convocada para a batalha. Numa tentativa de manter o esporte vivo, os donos dos times formam uma liga feminina de beisebol. Com Tom Hanks e Madonna.

- Kingpin - Estes Loucos Reis do Boliche (1996). Um antigo campeão estadual de boliche tem a mão decepada logo depois de ganhar o título. Ele passa 17 anos infeliz até que conhece Ishmael, um excelente jogador. Os dois se unem para disputar um campeonato que dará US$1 milhão ao vencedor.

- Jerry Maguirre - A Grande Virada (1996). Jerry Maguire é um agente esportivo ambicioso que trabalha numa grande companhia. Certo dia, ele escreve um memorando sugerindo um tratamento mais humano para os atletas-clientes e, por causa disso, acaba demitido. Jerry terá a ajuda de uma secretária e um único cliente: Rod Tidwell, reserva que acredita ser um grande craque e que exige de seu agente um tratamento VIP.

- O Esporte do Futuro (1998). No ano é 2025, um grupo de revolucionários luta pela independência do Havaí. Mas as atenções da população estão voltadas para a grande decisão do Futuresport, um jogo extremamente violento e que é a grande sensação mundial. Na tentativa de evitar a guerra. o maior astro do Futuresport sugere que o domínio do Havaí seja decidido numa partida do jogo.

- One Day in September, de Kevin MacDonald, sobre o atentado durante a Olimpíada de Munique, em 1972. Um relato do massacre durante os Jogos, quando um grupo de terroristas palestinos, denominado Setembro Negro, invadiu a vila olímpica em busca da delegação de Israel. Dois israelenses morreram no ataque e 9 foram feitos reféns. No final, com a intervenção da policia, morreram os reféns israelenses, 5 terroristas e 1 policial.
Em 1938, a diretora Leni Riefensthal também fez um documentário enfocando o esporte olímpico, mais precisamente a Olimpíada de 1936, na Alemanha, através da obra "Olymia"
- Yamakasi - Os Samurais Dos Tempos Modernos (2001). Sobre o le parkour. Os Yamakasi. criaram um novo esporte de rua e, para não perturbar a vida do bairro, treinam-se cedo. Mas alguns habitantes assustam-se.
Em 2003 e 2005, os documentários Jump London e Jump Britain foram lançados. Em 2004, David Belle, criador do esporte, estrelou o filme 13º Distrito.


- Brasil Sem Limites - SporTV (2004). Turma de aventureiros decide desbravar o Brasil de norte a sul, buscando aventuras esportivas, como surfar a Pororoca, fazer moto-rally nos Lençóis Maranhenses e base jump na Chapada Diamantina.

- Desafio Radical - Extreme OPS (2003) - Uma equipe de filmagens parte para os Alpes austríacos na intenção de rodar um comercial de TV, que mostrará esquiadores descendo uma montanha com uma avalanche atrás deles. Porém, eles enfrentam problemas ao encontrar um perigoso criminoso, que está escondido no local.

 

 

Mande suas sugestões para joyce@interesportes.com.br